Voltar para Atividades

AIS – Automatic Identification System

O que é o AIS?

AIS é destinado inicialmente para ajudar a evitar colisões navios, bem como auxiliar as autoridades portuárias para melhor controle de tráfego marítimo. Transponders AIS a bordo dos navios incluem um receptor GPS (Sistema de Posicionamento Global), que recolhe posição e detalhes do movimento. Ele inclui também um transmissor VHF, que transmite periodicamente essas informações em dois canais VHF (frequências 161,975 MHz e 162,025 MHz – os canais do VHF Marítimo 87 e 88) e fazer esses dados disponíveis para o domínio público. Outras embarcações ou estações base são capazes de receber essas informações, processá-los usando um software especial e exibí-los em um plotter gráfico ou em um computador.

Qual é o alcance de uma estação AIS?

Normalmente, os navios com um receptor AIS conectado a uma antena externa colocada a 15 metros acima do nível do mar, receberão informações AIS dentro de uma faixa de 15-20 milhas náuticas. Estações base em uma altitude mais elevada, pode estender o alcance até 40-60 nm, mesmo por trás de montanhas remotas, dependendo de altitude, tipo de antena, obstáculos em torno da antena e as condições meteorológicas. O fator mais importante para uma melhor recepção é a elevação da antena da estação base. Quanto maior, melhor. Vimos navios a 200 nm de distância, com uma pequena antena portátil colocada em uma montanha na ilha de 700 metros de altitude! Estações base podem cobrir totalmente uma faixa de 40 quilômetros e periodicamente receber informações de alguns navios mais distantes.

Como os dados são coletados?

Nossas estações base estão equipadas com um receptor de AIS, um PC e uma conexão à Internet. A unidade AIS recebe dados, que são processados por um software simples no PC e, em seguida, enviado para um banco de dados central através de um “web service”.


Estação Vitoria Harbor / www.gecre.org: http://www.marinetraffic.com/ais/stationdetails.aspx?station_id=1454

Estação PU1ARE: http://www.marinetraffic.com/ais/stationdetails.aspx?station_id=796

Referência: http://www.marinetraffic.com/ais/

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?page_id=1113