↑ Retornar para Radioamadorismo

Imprimir Página

Como eu faço para me tornar um radioamador?

Para se tornar um radioamador você deverá primeiramente obter o seu COER – Certificado de Operador de Estação de Radioamador. Este certificado é expedido pela ANATEL mediante aprovação em testes de comprovação de capacidade operacional e técnica realizados por esta agência.

É um teste simples. É uma prova sobre Técnica e Ética operacional e Legislação de Telecomunicações. Você não paga para fazer a prova. Basta apenas marcar para fazê-la. Aqui no Espírito Santo você agenda a sua prova pelo telefone 4009-6700. Ou pela Internet pelo Portal da Anatel na aba Comunicações Via Radio – Radioamador – Sistema de Emissão de Certificado. Você pode também consultar a LABRE para verificar quando serão realizadas as provas.

Os Procedimentos para Obtenção do Certificado de Operador de Estação de Radioamador você pode obter aqui, no site da ANATEL. Além disso,  você pode adquirir as apostilas sobre as matérias que cairão na prova junto à LABRE de seu Estado.

Beleza! Passando pela prova você vai pagar uma taxa e receber o COER. Com isso, você estará habilitado para operar qualquer estação de radioamador, desde que observadas as limitações de sua classe.

E a estação? Bom, para isso você além de adquirir os equipamentos (transceptores, transmissores, receptores, antenas, fontes, cabos e cargas fantasmas) você deverá requerer à ANATEL, a Licença para Funcionamento de Estação. Vai escolher um Indicativo de Chamada permitido de acordo com sua classe, seu estado e se ainda estiver vago. Caso você queira ter duas estações (fixa ou móvel por exemplo) você deverá requerer duas licenças, uma para cada.

Você pagará algumas taxas como:TFI, PPDUR e PPDESS. Sua licença não sai sem você comprovar o pagamento destas taxas. Não são muito caras e valem cada centavo pela retribuição que está prestes a acontecer.

Você pode até escolher se vai receber em casa as suas Licenças. Verifique no site da Anatel se seu indicativo de chamada está inserido no Banco de Dados da Anatel para evitar qualquer constrangimento. Afinal os radioamadores só podem fazer comunicados com outros radioamadores licenciados. Verificamos esta situação na Consulta de Indicativos, no site da ANATEL.

Está tudo pronto! Coloque em prática tudo o que você aprendeu e viaje neste hobbye maravilhoso que te faz conhecer outras pessoas, costumes e culturas e aprimorar seu conhecimento técnico e científico.

Vai ser bacana encontrá-lo pelas frequências! Um grande abraço!

Renan de Almeida – PU1ARE

REFERÊNCIA: http://labre-es.blogspot.com.br/2009/03/como-eu-faco-para-me-tornar-um.html

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?page_id=1516

20 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Camilo

    Olá amigo… eu estou adquirindo um radinho Baofeng UV-5R pois faço trilhas e gostaria de de comunicar com os colegas e aumentar minha segurança… pra isto preciso seguir todos estes procedimentos? Quero dizer, faz sentido que a Anatel me cobre o COER, mas preciso “licenciar” meu radinho como uma estação?

    1. WERTHER KROHLING

      Camilo, se você usar esse rádio dentro da faixa de radioamadorismo (144 a 148 mhz) e não for radioamador, você estará como clandestino, e suscetível às penalidades federais da lei te telecomunicações.

      Se você se regularizar como radiamador (fazer a prova para classe C) além de estar em dia com a lei, poderá fazer uso das estações repetidoras instaladas em todo o Brasil, aumentando ainda mais o alcance de suas comunicações.

      Se você usar em outra frequência ocorre o mesmo, mesmo porque esses rádios (pra piorar) não são homologados pela anatel (mas isso todo mundo faz vista grossa).

      1. HEITOR

        Werther, então não é possível usar legalmente estes rádios da baofeng? O COER permitiria que eu e o Camilo, por ex, utilizássemos o rádio de um colega, mas para portarmos um rádio nosso, precisaríamos ainda da licença de estação móvel? Sinceramente não encontrei um artigo que explicasse todo o processo e o próprio site da Anatel também não é claro. Ainda não entendi nem se o meu indicativo será fornecido com o COER (está sendo encaminhado para o meu endereço ainda).

  2. EDUARDO APARECIDO

    ola sou dono de uma radio online e queria saber como faço para tirar essa licença eu sou de ITUIUTABA MG OBG

    1. Werther Krohling

      Eduardo boa tarde.

      Você deve entrar em contato com o escritório da Anatel mais próximo da sua região e marcar a prova para radioamadorismo. O material de estudo você acha aqui no site mesmo. Basicamente é legislação, técnica e ética operacional.

      Passando na prova você entra no radioamadorismo como categoria C.

      Dá uma olhada nesses links:

      http://www.gecre.org/?page_id=1519

      http://www.gecre.org/?page_id=1561

      http://www.gecre.org/?page_id=1524

      Abraços,

      Werther – PU1BRA

  3. Carlos Alberto Barboza dos Santos

    Olá, sou presidente da ong exército mirim sampaio delta, e diretor operacional nudec Maringá e Teresópolis RJ, gostaria de conseguir licenças para usar os rádios amadores, devido a exigência dos nossos serviços, como trabalhos sociais, primeiros socorros, combate a incêndio, queremos adquirir as licenças pela ong, pra colocar-mos nas sedes,
    Anteciosamente: ong emsd

  4. Josias Pereira da silva

    Eu moro no interior do parana e quero fazer o curso de radio amador para mim aprender ha falar no radio amador eu curto muito mais eu não sei ha honde faser este curso eu sou leigo nesse assunto de radio amador eu tenho um no meu carro só fico ouvindo os camioneiro falar
    Eu moro em santo Antônio da platina parana divisa com ourinhos são paulo eu quero saber aqui na minha região ha bonde eu posso fazer o curso e obter ha carterinha

    1. Eiseu PR

      Olha você vai precisar ir na ANATEL mais pro cima no meu local (QTH) é a ANATEL de Curitiba no site da ANATEL ja tem as apostilas para estudar para tirar COER ok? Boa provas!

  5. marcio andre

    tudo isso e valido indo ate ai nao da para tirar aqui onde eu moro

  6. Daniel Robson Ferreira rodrigues

    Minha carteira se venceu em setembro com faço para renovar ela? não consigo achar a opção no site da anatel….

    1. Luciano schmidt

      Da pra tirar em umuarama

  7. silvio

    Posso fazer todo o procedimento pela internet p/ receber o indicativo para operar o radio amador ?

    1. werther

      Você pode fazer a inscrição para a prova pela internet sim. Mas eventualmente você deverá comparece na ANATEL para fazer a prova.

      Passando, tudo depois é online.

  8. flavio

    Olá. Gostaria de saber em quanto tempo eu concigo ja ter tudo regularizado para operar o radio em minha csa ?

    1. Renan

      Olá, Flavio. Depois de feita a prova e pagar as taxas, uns 3 dias para ter seu coer e licença da estação em mãos. Boa sorte!

  9. ricardo alves

    ola ,queria saber o que tenho que fazer para me tornar um radio amador,ja que tenho muitos amigos no radio mais ainda nao tenho a licença,por favor preciso muito da autorizaçao porque adoro radios ,sou de jaboticabal sp.o que tenho que fazer e aonde ir obrigado

  10. MIGUEL DO CARMO GONÇALVES

    eu gostaria de fazer a prova para obiter a licença para que eu possa operar o radio amador cem ter quais quer problema
    e estar sempre em dia com anatel porque eu presciso de usar o radio amador pois trabalho de guarda municipal
    então eu nescecito de estar abilitado pra isso

    1. pu1are

      Caro Miguel, “uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa”. Usei o bordão porque um serviço público não pode ser confundido com o serviço de radioamador. Cada um tem suas frequências, modulação e modos de operação específicos. Não é o mesmo serviço. Se você é Guarda Municipal e deseja ter um equipamento que utilize as frequências das operações que sua corporação faz, você apenas precisa de uma autorização de seus superiores para a utilização de um equipamento com as mesmas frequências e modulações utilizadas em seu serviço. Considero pertinente você obter junto à ANATEL o certificado de radioperador. Mas se você desejar ser um radioamador, precisará ter um certificado para tal fim. Contudo, ele por sí só não o autoriza operar outras faixas que não sejam a de radioamador. Procure o Balcão da ANATEL de seu Estado.

      1. Alan

        Oi quero ser rádio amador como faço pra mim habilita pois eu morro em feira de Santana bahia

        1. Werther

          Olá colega, siga os procedimentos descritos no texto do post.

          Abraços,

          WK.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: