↑ Retornar para Radioamadorismo

Imprimir Página

Técnica e Ética operacional – União Internacional de Radioamadores – IARU

Caro colega radioamador,

A União internacional de Radioamadores (International Amateur Radio Union – IARU) desde 1925 representa os interesses das comunicações radioamadoristicas.

No decorrer destes muitos anos, houve o deterioramento do comportamento dos radioamadores em todas as bandas. Nesse sentido, em 2008 os radioamadores ON4UN (John) e ON4WW (Mark) escreveram um importante documento intitulado “Ética e procedimentos operacionais para o Radioamador”. Este documento pretende ser um guia universal para os novatos, e os já experientes nas diferentes bandas de radioamadorimo no mundo inteiro, sobre aspectos das técnicas operacionais e éticas do nosso serviço.

Ainda em 2008, este documento foi aprovado pelo Conselho Administrativo da IARU e dois anos depois já foi traduzido para mais de 25 idiomas (dentre eles o português).

Portanto, sinta-se honrado em poder desfrutar este documento onde encontraremos respostas às antigas dúvidas em relação ao procedimento operacional, e onde encontraremos dicas de como nos portar nas diferentes bandas.

Esta é uma leitura obrigatória a todos aqueles que desejam ser realmente radioamadores.

FAÇA O DONWLOAD DESTE DOCUMENTO AQUI!

Grande abraço e bons contatos!

Werther Krohling
PU1BRA

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?page_id=1524

3 comentários

  1. nilton jose de oliveira

    boa tarde gosto muito de rádio já falo no px a muitos anos agora queria tirar o indicativo para classe c pu mas moro muito longe onde as provas são aplicadas mais de 800 km não tenho condições de ir ate lá além de não conhecer nada de viajar gostaria de saber se tinta outra opção sem ter que ir na Anatel obrigado.

  2. ezequiel robson meyer wommer

    boa tarde gostaria de saber quanto que custa por ano para renovação da licença de radio amador móvel,pois pretendo comprar um,e se é fácil para conseguir o registro.se poder me retornar agradeço desde já abraço

    1. pu1bra

      Ezequiel obrigado pelo contato.

      Anualmente pagamos aproximadamente uns R$25,00 reais por estação (não me recordo do valor exato). Para conseguir a licença você deve procurar a ANATEL e agendar a prova de ingresso no radioamadorismo. Desde que você passe na prova (o que não é difícil) você está habilitado a operar o transmissor dentro do nosso plano de bandas.

      Aqui no blog você encontra detalhes da prova.

      Att,

      Werther.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: