Atividades

Bom, particularmente eu havia pensado este espaço para que fosse uma memória das atividades desenvolvidas pelo GECRE ao longo dos anos. Mas percebí que se o leitor observar, basta acompanhar as publicações e terá um índice (não muito bem sistematizado, é verdade, mas dentro de nossa cambaleante cronologia) daquilo que empreitamos.

Então este espaço serve prá que? Imaginei ser uma lista de atividades e projetos que desempenhamos e temos como foco. É lógico que temos coisas mais aprofundadas e outras mais rasas, o que vai de interesse dos integrantes do grupo. Mas colocados à disposição da comunidade radioamadorística.

Também faz parte de uma política nossa de disponibilizar o conhecimento empregado. Vale ressaltar que buscamos citar as fontes utilizadas. E também solicitamos esta boa prática por parte de quem desejar reproduzir nosso material.

Façam bom uso!

TAGS: Redordes, Satélites NOAA, ADS-B, Automatic Dependent Surveillance-Broadcast , Automatic Identification System, AIS, Automatic Packet Reporting System, APRS, Amateur TV, ATV, ATV-BR, Amateur Television Brasil.

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?page_id=124

Recordes

Estes são os recordes de maior distância alcançados pelos radioamadores integrantes do GECRE: 160 m Distância Estação1 Grid 1 Estação2 Grid2 DD/MM/AA UTC Modo Evento Info Integrantes   80 m Distância Estação1 Grid 1 Estação2 Grid2 DD/MM/AA UTC Modo Evento Info Integrantes   40 m Distância Estação1 Grid 1 Estação2 Grid2 DD/MM/AA UTC Modo Evento …

Satélites NOAA

ADS-B – Automatic Dependent Surveillance-Broadcast

O que é ADS-B? Sistema Automático de Transmissão e Vigilância Auxiliar (também conhecido pela sigla ADS-B do inglês Automatic Dependent Surveillance-Broadcast ) é um sistema pelo qual as aeronaves transmitem constantemente sua posição atual e altitude, categoria da aeronave, velocidade no ar, identificação, e se aeronave está fazendo curvas, subindo ou descendo para um receptor …

AIS – Automatic Identification System

O que é o AIS? AIS é destinado inicialmente para ajudar a evitar colisões navios, bem como auxiliar as autoridades portuárias para melhor controle de tráfego marítimo. Transponders AIS a bordo dos navios incluem um receptor GPS (Sistema de Posicionamento Global), que recolhe posição e detalhes do movimento. Ele inclui também um transmissor VHF, que …

APRS – Automatic Packet Reporting System

aprs.fi

ATV – Amateur TV

O que é: Esta é uma modalidade ainda não explorada pelos radioamadores brasileiros. Que pelo próprio nome já denota é a transmissão e recepção de sinais de TV (áudio e vídeo) por radioamadores. Seu nome técnico é FSTV de “Fast Scan TeleVision”. Já que a própria emissão de TV é a projeção de quadros sobrepostos …

Deixe uma resposta