Relato da Operação da Estação ZV1AA no CSA144/2010

(em construção)
Caríssimos,

No relato a seguir apresentarei os fatos mais marcantes ocorridos em nossa expedição para o Mirante do Lajão – Parque Nacional do Caparaó para este CSA144/2010.

Planejamento
A preparação para a Expedição foi um tanto que truncada, pois não contaríamos com a presença do Werther, um escoteiro nato e que se mostra muito importante nos momentos de acampamento. O José Luiz que infelizmente teve que se ausentar e nos deixou órfãos em habilidade técnica. O Brandino que teve problemas particulares e não pode comparecer deixando a equipe com uma mão de obra desqualificada.

Bom, sobraram Pereira (PP1NY) e Renan (PU1ARE). Pereira era o novato no grupo e no concurso. Um senhor de 59 anos e que detem conhecimento de participações em contestes e DX. Renan, esse que vos escreve, a participação em 3 CBs (ano passado o filhote nasceu e eu fiquei em casa trocando fraldas), frequentador das listas, me sentí na obrigação de coordenar a equipe e organizar, na medida do possível, a expedição. Os companheiros de grupo ofereceram equipamentos, coloquei o carro na roda e partimos na sexta-feira para o Caparaó. De Vitória a Pedra menina foram 5 horas de viagem.

Na ida para o Caparaó: A Pedra do Frade e da Freira em Itapemirim

A Viagem

Imaginem colocar todas as tralhas para uma expedição em um Fiat Uno 1.0 velho e enfrentar uma estrada das 16h até às 21h. Nosso primeiro objetivo ao chegar em Pedra Menina era conseguir alojamento numa pousada, já que não conseguí fechar contato com nenhuma pousada no entorno do Caparaó. Chegando lá para a nossa surpresa tinha festa na cidade. Campeonato de Ultramaratona. As pousadas estavam superlotadas. Tudo esgotado… Por uma questão de sorte fomos a uma pousada e a dona nos encaminhou para outra, onde o casal proprietário cedeu o seu quarto para nós. Lógico que Pereira dormiu no chão.





A Subida
Começamos a subida e o possante apresentou umas falhas no motor (tá passando óleo)… Paramos e fizemos limpeza nas velas. Continuamos a subida até a entrada do parque. Feita a recepção seguimos para a subida de fato. Muito íngreme em alguns pontos a primeira coisa que pensei em colocar prá fora para aliviar o peso foi o próprio Pereira. Mas mesmo assim o carro teimava em não querer subir. Deixei o gerador prá trás. Conseguí subir até o último topete de morro para chegar ao Mirante do Lajão. E nada… O carro não subia… Nem de ré.. Nem limpando as velas de novo… Pereira foi a pé até o mirante e eu voltei para pedir ajuda.


Seu Paulo e Família




Voltei até a Macieira e os caras de lá nem se importaram com a gente. Beleza… voltei até o gerador. E lá tava passando um pessoal com uma Ranger. Seu Paulo – um anjo – aceitou levar as tralhas até o mirante (gerador, bombonas de gasolina, fonte de 30 ampéres, caixas de equipamentos, malas, barracas.. uns 150 kg prá mais) o restante foi no uninho… que subiu aliviado.









A Montagem, Desmontagem e Acomodação

Já era 10 horas PT2, Agradecemos bastante o Sr. Paulo, começamos a montagem do acampamento. Imaginei para isso um gazebo durante o dia, uma lona sobre o carro e na lateral do gazebo para cortar o vento. Montamos tudo e o vento começou a piorar. Lá o tempo muda muito rápido. O vento é nordeste e muda prá sul. O céu que estava claro passou a um nevoeiro danado. A temperatura caiu bastante. Decidimos montar a barraca para nos proteger mais. Estaiamos as antenas. Enquanto isso fui até o gerador que estava morrendo. Tirei o carburador fora futuquei o bicho e soprei aqueles canudos até sentir que estava desentupido. Nunca tinha feito isso. Virei mecânico na marra. Depois de tudo instalado, gerador funcionando o vento piorou. E muito. Estava algo até desesperador. Rasgou a lona, quebrou o gazebo, rasgou barraca… as coisas voavam… Pensei até em descer, desistir… A solução foi colocar tudo embolado no porta malas e operar de dentro do carro. Pereira no motorista e eu no carona com a fonte entre meus pés e rádio no porta luvas. Passamos 24 horas naquela posição. Com total desconforto, frio, dores, caimbras…


Pereira (PP1NY) fazendo CQ e Renan (PU1ARE) e Pereira no aperto dentro do carro.



A Operação

Os contatos foram acontecendo. Rio, Minas e São Paulo em ssb. O linear não funcionou. Acendia a luz de proteção quando apertávamos o PTT. Mesmo com potência baixa. Uma questão para ser resolvida. Era o primeiro conteste dela. Partimos para o sacrifício: 50W, GP9 e direcional. Aliás a Direcional balançava tanto, mesmo estaiada, que decidimos operar apenas com a GP9. Quem iria sair naquele frio para girar antena na mão? Passamos uma tarde e uma noite naquela situação: presos, com frio, fazendo os contatos. Uma saída e outra eventuais para urinar e se esticar e voltar para o carro congelado. Decidimos dormir de 03h às 05h PT2. Estávamos exaustos.


Manobras para fazer caber tudo no lugar e enxergar o display do FT-897: Vidro de maionese em cima da fonte e rádio no porta luvas.

Se dentro do carro tava difícil, lá fora tava mais complicado ainda!


















Os Contatos
Acordei às 05h falando:
-Vou sair agora nesse frio para fazer a dança da propagação e aí a gente vai bater o nosso recorde, Pereira.
Ele respondeu:
-Você é louco de ir lá fora agora.

Dei três voltas em torno da estação (no sentido anti-horário) e entoei canto indígena. Liguei o gerador, entrei no carro, tomamos um achocolatado de caixinha e bolacha. E a coisa foi acontecendo. O pessoal de São Paulo foi aparecendo. Minas… Rio (muita gente do Rio!!! Parabéns!!!) Até que POWWWW: PT9PA nos contesta, Contato histórico 1032 Km! Ficamos muito felizes por quebrar nosso recorde de 1030 Km com PY5MJ em 2008 em FM também. Fábio, da ZW1C, foi testemunha auricular do contato qrp 5W entre as duas estações. Nós de GP9 ainda…

Já com a sensação do dever cumprido, quem aparece?? PT9IR que também nos contestou… Aí foi prá quebrar… 1328 Km. Alegria!!! Não deu tempo de fazer QRP com ele também visto o “pile up” que aconteceu em seguida… O êxtase depois de tanto sofrimento deixa a gente abobado…

O nosso muito obrigado ao Pimenta e Irineu. Quase fizemos a PT9ACE…. deixa prá próxima. Obrigado a todos da 9ª Região.

O Domingo raiou nessa beleza. Fotos tiradas durante Ritual de Abertura de Propagação.

































Descida
Lá para as 11h PT2, tiramos as tralhas do carro, arrumamos tudo e colocamos de volta ao porta malas. Depois de limpar as velas de novo, começamos a descida às 12h. Nem deu para despedir do pessoal. Descemos até a portaria, nos despedimos dos guardas que nos deram muita força e apoio à expedição, inclusive arrumando o telefone dos caras que fazem transporte de mulas lá pelo lado de Minas até o Pico da Bandeira. Será um desafio prá gente! Seguimos viagem até Vila Velha para o sono dos justos!

Agradecimentos
Nossos agradecimentos vão para os organizadores e participantes do CSA144/2010, aos que largaram seus afazeres e família para subir montanhas em condições inóspitas e falar em rádio. Meus sinceros agradecimentos aos companheiros que souberam dividir a mesma frequencia (e as próximas com batimentos fortíssimos pelo uso dos lineares) mas sem empurra-empurra. Estamos melhorando cada vez mais. Aprendendo a fazer DX em VHF e a participar de concursos de grande proporção.

Obrigado aos integrantes do GECRE por proporcionar esta expedição. Pela quebra de nosso recorde em VHF DX dentro e fora de concurso.

Muito obrigado por podermos participar disso tudo!

Renan de Almeida – PU1ARE
Pereira – PP1NY
Membros da Estação ZV1AA – CSA144/2010
GECRE – Grupo Expedicionários Capixabas em Rádio Emissão






Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=113

5 comentários

Pular para o formulário de comentário

    • PU1HLB em 1 de agosto de 2010 às 20:51
    • Responder

    Esse espírito aventureiro que fomenta o nosso RADIOAMADORISMO!

    Parabéns!
    Forte 73, PU1HLB.

    • PU1BRA - Werther Krohling (Ex-futuro PP1BRA) em 22 de julho de 2010 às 16:03
    • Responder

    Só para constar… estaremos novamente no LABRE UHF 2010 no final de julho (no mesmo local).

    WK.

    • pu1brd em 16 de junho de 2010 às 17:45
    • Responder

    é isso aí meu camarada, parabens por mais essa conquista. é o radioamadorismo capixaba aparecendo no cenario nacional. tenho orgulho de fazer parte do gecre e do circulo de amigos que somos 73's de pu1brd "brandino"

    • PY1ZV em 11 de junho de 2010 às 12:00
    • Responder

    Renan e CIA do GECRE

    muito bom esmo a operaçao, o record pessoal e Brasileiro de distância vem com o trabalho de vc's, espero que não se conformem com isso somente, afinal se houver um trbalho mais forte ai na região podemos fechar o "cinturão" RJ/ES/MG com mais estações que o cinturão SP/SUL, e assim além de ganharmos competitividade , os colegas acostumados a ficarem comas antenas para SP e as de SP aconstumadas a ficarem aguardando vão ter que se mexer tb.

    trabalhem ai mais participações do chão mesmo, quem é do time e não sobe o morro tem obrigação de participar de baixo para dar os pontos para sua equipe e dar mais empolgação a quem está no frio.

    pensen nisso, divulgar na região é o melhor caminho acreditem.
    73's
    Fábio
    PY1ZV
    BELA OPERAÇÃO

    • Alexandre Souza - PU1BZZ em 9 de junho de 2010 às 10:12
    • Responder

    PARABENS!!! Foi bacanerrima a aventura de voces, pena que eu nao estava junto 🙂 Nao importa o lugar que voces tirem no concurso, ja sao vencedores pela aventura :oD Um grande abraço do PU1BZZ que ta quase virando PY2 he he he

Deixe uma resposta