Já não era sem tempo… ufa!

Já no final da temporada de sondas em terra, depois de quatro tentativas de resgate frustradas… muita paciência perdida e quilometragem rodada, hoje, dia 05 de outubro de 2012, deu-se a primeira radiossonda resgatada por radioamadores do Estado do Espírito Santo.

Como se não bastasse, ainda tivemos a presença de Dilmar – PP1DRS e também do Cleber – PU1CMA.

Vou contar a história toda… Mas antes de mais nada tenho que agradecer profundamente ao radioamadores que nos auxiliaram direta ou indiretamente no acompanhamento e resgate das radiossondas desde meados de setembro.

O dia começou animado. Às 05:30h, Alemão – PU1FMR e Luis Paulo – PU1GLP foram até o Bairro Mucurí – Cariacica, tentar o resgate da radiossonda da noite do dia 04/10. Também frustrada, mas que encheu de expectativa para o lançamento da manhã.

Hoje foi um dia de vento forte aqui em baixo. Um vento frio que soprava para o sul. A Sonda sobrevoou os municípios de Vitória e Vila Velha. Mudou de direção por diversas vezes, enganando algumas previsões. Mas o CUSF se aproximou bem. Já indicando que a mesma pousaria aqui em Vila Velha.

Apesar dela ter passado aqui em cima de casa, eu não ví de jeito nenhum a danada passando. Então imagino que só a partir de uns 500 metros do chão para poder visualizá-la.

Eu estava em casa fazendo o monitoramento e a decodificação e Cleber e Dilmar a postos para enfrentar o resgate. O CUSF havia previsto próximo à Lindemberg com a Darly Santos, mas como prever em qual altitude e em qual taxa de subida e descida o equipamento vai ter.

Quando ela estava caindo a 6500m de altitude ela estava em cima do Convento da Penha. Já ficamos de orelha em pé. Corrí prá janela prá tentar ver… Chegamos a imaginar que ela cairia aqui no condomínio. Seria um abraço!

Quando passou aqui em cima de casa, a 2500m, solicitei ao Dilmar que já partisse para a Rodovia do Sol. Logo em seguida o Cleber fez o mesmo e rumaram pro sul.

Seguindo a previsão que o próprio Sonde Monitor faz, o apontamento é de que cairia na Barra do Jucú. Ora caía em mar, ora em terra. Mas mesmo assim a esperança permanecia no vento nordeste para que soprasse um pouco mais forte jogando a sonda prá terra.

Decodifiquei os pacotes até 0 metro de altitude. e percebí que ela ficou transmitindo bem ao fundo prá mim. Menos que a de ontem a noite, quando recebia os sinais de forma praticamente sem ruído.

O local apontado era três ruas ao sul da cabeceira 05 do Aeroclube Jerônimo Monteiro. Cleber foi o primeiro a chegar ao local e não encontrou sinal da sonda. Dilmar chegou logo em seguida e parou próximo à cabeceira. E recebia os sinais da sonda.

Com o resultado de que não estaria embarcado, eu partí prá lá. Em frente ao Aeroclube ouví uns pacotes. Estando com Dilmar e Cleber, andamos pelas ruas e havia uma suspeita de que o equipamento estivesse em cima de uma laje, já que o sinal sumia quando nos afastávamos dalí. Novamente a não utilização de uma antena direcional atrasou bastante o resgate.

Cleber teve que partir e então eu e Dilmar andamos mais um pouco. Percebí que próximo à cabeceira do aeroclube o sinal ficava mais forte, o que levantava a hipótese de que a sonda estaria alí dentro. O sinal era forte, mas varia bastante quando nos movíamos.

Andando mais para o oeste, percebí que o sinal aumentava e ficava mais firme ao ponto de colocar o ht deitado e em pé e o sinal continuava vindo. Andei mais um pouco e fui obrigado a ligar para o Dilmar. O sinal era final de escala com o ht em qualquer posição. Colocamos FM wide e também desviamos a frequencia uns 50 KHz prá baixo afim de diminuir o sinal central. Dilmar partiu com o carro mais à frente com o IC-R3. O sinal enchia toda a tela dele e eu logo atrás quando… TCHUM. Morreu todo o sinal.

Putz? Será que entrou no “modo baixa potência” e perdemos tudo? Não era possível. Será que alguém encontrou por alí e puxou os fios, desligando o equipo?

Demos mais uma volta. Falamos com um senhor do boteco próximo. E desistimos. Manobrando o carro prá ir embora, pedí para o Dilmar ir até o final da rua. Tinha um terreno com máquinas e uma placa dizendo: “Área Militar – Proibida a Entrada”…

… Entramos. Dois soldados do Exército, dentro do terreno do Aeroclube… teoricamente resguardada pela Aeronáutica. Máquinas trabalhando na retirada de areia para umas caçambas. Não entendemos muito. Mas a idéia era assuntar sobre a radiossonda.

Me apresentei com o COER e Licença de estação ao oficial e expliquei que estávamos à procura de uma sonda meteorológica. E o soldado prontamente nos informou que ela havia acabado de ser resgatada pelo tratorista. Um dos operadores estava próximo e ligou para o tratorista “tocando o terror”…

Brincadeira ou não, o tratorista entregou prontamente o paraquedas. E a sonda? Ele falou que não viu nada. Aí ficamos preocupados. Será que o cara não vai entregar a sonda? Ou será que a sonda se espatifou quando ele foi resgatar o equipamento? Deixamos nosso contato com ele e partimos para o local do resgate, onde haviam umas crianças jogando bola no campinho próximo.

Chegamos novamente perto dos soldados e eles apontaram o local em que o equipamento pousou. Dilmar tracionou a SW4 e atravessou um brejal até a árvore. Onde apenas uma Pá Carregadeira alcançou. Paramos o carro debaixo da árvore e aí vieram as crianças com a sonda na mão: Olha aqui moço, o que nós encontramos alí no chão…

– Obrigado, crianças…

A Sonda estava desligada. Quando abrimos, o conector das pilhas e os fios de ligação faltando. Imaginamos que ao tentar resgatar o equipamento, alguém deu um puxão forte e fez a sonda cair no chão se espatifando. Antena GPS amassada e pilhas sujas de terra. A sonda também apresentava pequenos arranhões.

Agradecemos às crianças e aos dois soldados e fomos embora felizes com o resgate “forçado”. Paramos no Espeto de Prata para a Comemoração.

Detalhe: A Sonda caiu 360 metros a noroeste da posição indicada pelo GPS.

 

EM TEMPO: GOSTARIA DE DEDICAR ESTE RESGATE A UM PERSONAGEM DA HISTÓRIA DESTE PAÍS QUE IMORTALIZOU SEU SONHO DE ÍCARO.

PADRE ADELIR ANTÔNIO DE CARLI – O PADRE VOADOR (1967-2008)

 

Tomem as fotos e vídeos:

 

 

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1465

5 comentários

Pular para o formulário de comentário

    • Luciano em 11 de outubro de 2012 às 22:10
    • Responder

    Mutio legal a narrativa da busca a sonda . Nao se preocupem pois logo vcs pegam uma outra interinha !
    O negocio divertido e viciante …
    73
    PY5LF Luciano

    • Demilson em 7 de outubro de 2012 às 19:05
    • Responder

    Renan,
    Parabéns à vc e ao pessoal aí!
    73s!
    Demilson, py2uep

    • PU1HLB em 6 de outubro de 2012 às 16:20
    • Responder

    Parabéns todos amigos radioamdores envolvido no resgate da sonda, isso mostra um “fio” de esperança no radioamadorismo capixaba.
    Forte 73 amigos!

    • Luis Paulo em 5 de outubro de 2012 às 23:09
    • Responder

    Parabéns a toda a equipe de busca da radiossonda….agora estamos ficando cada vez mais próximo delas..e posteriormente pegaremos mais. abraço PU1GLP

    1. Valeu, Luis Paulo. Parabéns pelo esforço de todos em todas as escutas e resgates!

Deixe uma resposta