3º Seminário Capixaba de Gestão de Riscos e Desastres – Defesa Civil / ES

Foi realizado no dia 12 de Agosto 2014 o 3º Seminário Capixaba de Gestão de Riscos e Desastres, dentro da programação da Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil promovido pela Defesa Civil do Espirito Santo.

O GECRE foi representado pelo seu presidente PP1AR Renan e pelos sócios PU1EPM Paulo e PU1GLP Luis Paulo.

Dentre as apresentações programadas, destacamos a do Gen. Adriano Pereira Junior – Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil que apresentou um resumo das atividades federais durante o evento das Chuvas de Dez/2013.

O Gen Adriano, destacou o preparo da DC e do Corpo de Bombeiros nas ações de resposta a esta crise, com o emprego eficiente dos recursos disponibilizados e a cadeia de comando empregada para a realização das ações de socorro as vitimas.

Destacou também, o papel fundamental da preparação das COMDEC’s para coordenação local das atividades de alerta e socorro imediato. A capacitação das prefeituras em ações de defesa civil deve ser tratada como uma obrigação institucional do município e não de governo. A criação do cargo efetivo para o coordenador de defesa civil municipal evitando as permanentes trocas de coordenadores quando ocorrem as mudanças dos gestores municipais.

Outra palestra de destaque foi a da sra. Angelica Tavares – Coordenadora do CCMH Centro Capixaba de Monitoramento Hidrometeorológico que apresentou os tipos de relatórios que serão disponibilizados as entidades governamentais e ao publico especifico apos a fase de teste de implementação do radar meteorológico que irá cobrir 100% do território capixaba e parte das regiões dos estados limítrofes ao ES. A precisão das informações é bem localizada e com uma antecipação de 2 horas para o evento. Tempo necessário para emissão de alertas as prefeituras e COMDEC’s.

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=2143

Deixe uma resposta