Testes com rede Mesh-HSMM Capixaba

Começou um embrião de uma rede HSMM (Hight-speed multimedia) Capixaba.

Para quem não conhece, uma rede Mesh opera na banda de 2.4 ghz (dentro da faixa de radioamadorismo) e utiliza alguns roteadores específicos modificados, para o tráfego multimídia. Na sua grande maioria, esses roteadores são da família WRT54 da Linksys modificados com firmware específicos.

Não são todos os rodeadores que possuem essa capacidade de aceitar o firmware, por isso vale a pena dar uma olhada nesse link para uma relação completa dos modelos.

2014-08-15 13.43.52 (Large)

2014-08-15 13.43.30 (Large)

Eles atuam como nodes e toda vez que um node está dentro da área de alcance de outro, eles se falam e trafegam dados. Como radioamadores podemos manter uma rede independente e paralela para comunicação que pode suprir comunicações de emergência (por exemplo) em caso de queda da internet. Bastando para isso apenas manter nossos nodes (roteadores modificados) online.

Mais detalhes em:

http://www.hsmm-mesh.org/

http://en.wikipedia.org/wiki/High-speed_multimedia_radio

Introdução à rede MESH para radioamadores – http://www.scc-ares-races.org/mesh/preso/Intro_to_Mesh_Ham_v140305.pdf

Atualização de firmware – http://www.broadband-hamnet.org/images/stories/hsmmmesh-step-by-step.pdf

Destaco esse livro/manual sobre a instalação de redes mesh em comunidades isoladas na África. Ele explica em detalhe as diferentes arquiteturas e tipos de ligações (Backbones) entre diferentes redes. Muito útil na interligação de cidades e vilarejos distantes.

Aqui está a página do projeto: http://wirelessafrica.meraka.org.za/wiki/index.php/DIY_Mesh_Guide

Aqui está o manual para instalação: http://wirelessafrica.meraka.org.za/wiki/images/f/fe/Building_a_Rural_Wireless_Mesh_Network_-_A_DIY_Guide_v0.7_65.pdf

Agora com o node configurado, basta esperar aparecerem os outros para a rede ir aumentando.

ScreenShot008 (Medium) ScreenShot009 (Medium)

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=2178

Deixe uma resposta