Software para aplicação de provas de Transmissão de Código Morse pela Anatel

Olá a todos,

Estivemos semana passada na Anatel Vitoria, atendendo uma solicitação feita pelo Sr. Maxwell, gerente da Anatel do ES ao Grupo Expedicionários Capixabas de Rádio Emissão.

Tal reunião visava a validação do software desenvolvido pela Agência aqui no Espírito Santo para aplicação de prova de Transmissão de Código Morse para candidato a Classe B.

À convite do Gecre, o amigo e especialista em Código Morse, detentor de várias premiações, Léo Ferreira PP1CZ, testou software e hardware que serão utilizados pela agência ainda este mês.

Após alguns ajustes como peso entre ponto e traço, tamanho de ponto em milissegundos, e tamanho de espaço entre letras e palavras, chegamos à versão preliminar que será usada nos testes de agora em diante.

O software é bastante intuitivo e fácil de operar. A Anatel desenvolveu um manipulador tradicional que será usado para a aplicação do teste.

Por solicitação do Gecre, no intuito de familiarizar os futuros candidatos ao software, o mesmo está sendo disponibilizado aqui nas versões para teclado (index-teclado.html) e mouse (index-mouse.html).

Vale destacar que o software deve ser baixado e descompactado e depois executado em um navegador para internet, preferencialmente Chrome, Firefox ou Opera. Caso o usuário deseje um maior realismo, basta adaptar um manipulador junto a uma tecla do teclado ou botão do mouse e rodar a versão adequada.

Lembramos que o software ainda está em desenvolvimento, contando com auxílio de radioamadores e programadores de javascript, como o nosso amigo e também especialista Joubert Brandino PP1DK.

O programa está em html5, javascript e usa a biblioteca javascript JQuery.

Parabéns à todos os envolvidos. Aproveitem e divulguem aos companheiros!

VÍDEO:https://youtu.be/xSHEGfjZbew

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=3043

Deixe uma resposta