Consumo do FT-897

Bom, como feliz usuário de um FT-897, sempre quis saber o consumo w/h do meu equipamento. Como sou fascinado por operações portáteis (ano passado fomos de HT TH-F6 e antena GP-9 ao topo do Pico da Bandeira – vide posts anteriores), gostaria de saber a autonomia do meu equipamento.

Minhas próximas investidas para operações portáteis e/ou field day serão em um FT-817ND, antena MP-1 (http://www.hfprojectsyahoo.com/tranmp.html) e um sistema fotovoltaico para carregar baterias.

Maiores detalhes dessa antena podem ser encontradas no endereço http://www.oz9aec.dk/antennas/MP-1/!

Uma Opek HVT-400B também me atenderia perfeitamente (http://www.universal-radio.com/CATALOG/hamantm/5066.html)

Um site com idéias maravilhosas sobre o assunto (e que me inspira nas loucuras) é o http://hfpack.com/ – algo como HF nas costas….

Através do esquema abaixo, pude medir o consumo atual do meu FT-897 e fiquei bastante animado.

O rádio com squelch fechado consome 0,6 amp, recebendo não passa de 0,9 amp com o volume mmmuuiitttooo alto!

Em tese, transmitindo com 5 ou 10 watts o consumo máximo seria de 4 amp/hora (arredondando para cima), isso se o rádio ficasse com uma portadora contínua, durante 1 hora com 10 watts. Sabemos que não fazemos operações dessa maneira.

Então em tese, com uma bateria de nobreack de 7 amperes, poderia falar por aproximadamente 2 horas (lembrando, com uma portadora contínua). Com os espaços de cambio, imagino que dê para operar durante umas 3 horas legais, em modo QRP (10w).

Abaixo segue o gráfico com os detalhes do consumo do meu rádio. No primeiro dele, medi o consumo nominal (sem incluir os 0,6 amp que ele usa apenas para ficar ligado com squelch fechado)


Segue outro gráfico com o consumo nominal mais os 0,6 amp. que ele precisa (no meu entendimento, esses valores são os mais reais para o cálculo de autonomia de uma bateria).


QUE TAL TODOS MEDIREM OS CONSUMOS DE SEUS RÁDIOS E POSTAREM AQUI PARA TERMOS UMA COMPARAÇÃO LEGAL E REAL PARA FUTUROS DXPEDITIONS? Basta fazerem a conexão de acordo com o esqueminha lá de cima.

Bons contatos para todos,

WK.

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=47

2 comentários

  1. Luiz boa tarde, obrigado pelo contato.

    O 857 é um excelente rádio para operações portáteis. Pequeno, leve e robusto. Eu utilizo aquele acopldor da LDG portátil também que aguenta até 100w. Coloquei o cabo de comando nele e basta apenas apertar o botão dele e pronto… tudo acoplado e funcionando direito.

    Não tem muito mistério… se for usar em baterias, QRP, desligar as luzes e pronto. O rádio vai consumir menos.

    No mais parabéns e boa sorte com o brinquedo novoi.

    • luis alberto em 4 de fevereiro de 2014 às 23:35
    • Responder

    ola meu amigo comprei resentemente um ft857d e tenho ideia de usar portatil ja via alguns videos no youtub .
    e gostaria que se vc podese me dar algumas dicas por gentileza, estou pensando em comprar um acoplador
    da ldg ou um teico, desde ja agradeço
    ATT Luis PU3KTM

Deixe uma resposta