Televisores de plasma e lcd causam interferências nas faixas de HF

E-mail recebido em 28/2/2011 pelo amigo PY4FQ.

De acordo com membros do Clube de Radioamadores da Península de Niágara os ruídos provenientes dos televisores de plasma e televisores de LCD estão impossibilitando os contatos em varias faixas de HF e com base em dados eles pediram ajuda a RAC (Radioamadores do Canadá).

Queixas desta natureza envolvem problemas com empresas Canadenses e cabe a RAC obter informações especificas e detalhadas para que medidas corretas sejam tomadas. Para coletar essas informações a RAC convida todos os membros, que possuam um televisor de PLASMA ou LCD, a relatarem suas experiências com interferências.

Os relatórios devem descrever a marca e o modelo do televisor, também descrição do sistema de antena, e de sua estação de HF. Depois devem ser anotados e gravados os diferentes tipos de interferências. Incluindo ainda as bandas e faixas de freqüências utilizadas. Devem ser utilizados também bobinas de ferrite nos cabos de força e cabos aterrados.

Radioamadores com instrumentação avançada, tais como analisadores de espectro e antenas corretamente sintonizadas, devem medir sua intensidade de sinal utilizando freqüências especificas e distancias determinadas. Com esses dados nós da RAC teremos mais credibilidade em nossos experimentos e na finalização de nosso inquérito. Pedimos também para que Radioamadores que possuam TV de plasma ou de LCD façam os testes de interferência utilizando as faixas de HF.

Todos os equipamentos digitais domésticos de plasma ou LCD devem respeitar as normas e padrões de interferências (ICES 003) para serem comercializadas.

Radioamadores participantes podem enviar relatórios para o email abaixo:

ve3lc@rac.ca

http://br.groups.yahoo.com/group/ISSFANCLUBEBRASIL

Tnx PY4FQ

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=670