«

»

out 05 2014

Imprimir Post

Boas Notícias para o Radioamadorismo Capixaba

Companheiros,

Aconteceu no último sábado, em um esforço conjunto entre o GECRE e a Defesa Civil Municipal de Santa Leopoldina, com o apoio do NOTAer o evento “Teste das Antenas”, que tinha como objetivo determinar o melhor local para o Repetidor VHF no Município de Santa Leopoldina que atenderá a interligação entre os radioamadores voluntários daquele município que serão beneficiados pelo Projeto Santa Leopoldina, uma parceria do GECRE/CEPDEC/PMSL.

Este teste contou com a participação de 8 associados do GECRE e mais 9 colaboradores entre radioamadores e voluntários locais. O mesmo consistiu na montagem das 6 antenas 3×5/8 de onda obtidas a partir da doação da Steelbras para o projeto. As mesmas se demonstram com um ótimo acabamento e de fácil montagem e regulagem. E uma ROE praticamente inexistente.

Cada equipe foi encaminhada para um local pré-determinado pelo projeto a partir das necessidades da COMPDEC local. Foram encaminhadas também, estações para testes em dois pontos possíveis para a instalação da estação repetidora.

Com o essencial apoio do NOTAer, que disponibilizou o transporte de uma equipe para o remoto ponto chamado Morro da VASP, cujo acesso foi feito por meio de helicóptero. Isso nos possibilitou estabelecer o teste com segurança, rapidez e menor esforço. Uma valorosa contribuição desta corporação!

Estabelecemos os testes com a anotação dos sinais recebidos em alta e baixa potência, a partir destes dados e a avaliação com técnicos do Corpo de Bombeiros chegaremos a uma conclusão sobre o local de instalação da estação repetidora.

Temos muito a agradecer pelo apoio das Corporações Militares de nosso Estado e pelo entendimento da Defesa Civil do papel que os radioamadores podem estabelecer junto às autoridades durante as ações de emergência e calamidade pública. Temos a clareza que esta parceria, que ora se estabelece em ações de campo são o fruto de uma relação que vem sendo construída ao longo do tempo e mais aprofundada desde dezembro de 2013, quando os radioamadores capixabas organizados fizeram a diferença e se tornaram peças importantes na proteção e defesa da sociedade capixaba.

painel

A certeza da continuidade desta parceria se dá pela execução do Projeto Santa Leopoldina em sua plenitude e pela aprovação do Projeto Mestre Álvaro que tem por objetivo estabelecer a integração dos radioamadores da Grande Vitória com radioamadores do interior do Estado com a utilização de um repetidor de longo alcance. Não podemos deixar de citar, em primeira mão, a aquisição de mais 3 kits (rádios HF, VHF e repetidores) para projetos vindouros que serão determinados pela CEPDEC.

Podemos dizer que um projeto de tal envergadura, em moldes nunca antes vistos no radioamadorismo capixaba, é a concretização de um sonho como radioamador e como cidadão ciente da necessidade da aproximação entre o radioamadorismo e Estado. Teremos comunidades mais seguras quando tivermos ao alcance de nossas mãos as ferramentas para tal.

Despeço-me convidando todos os companheiros radioamadores, radio operadores, operadores do Rádio do Cidadão e entusiastas a participarem como Voluntários da Secretaria de Comunicações de Emergência do GECRE. O Cadastro deve ser feito preenchendo o formulário de candidato a Voluntário aqui.

Temos a certeza que apenas a união e organização dos radioamadores irá estabelecer a possibilidade do engradecimento de nosso hobbye e o reconhecimento de nosso potencial como auxiliares em situações de emergência. Um grande abraço a todos!

 

 

Atenciosamente,

 

Renan de Almeida

Presidente

Coordenador da  Secretaria de Comunicações de Emergência

Grupo Expedicionários Capixabas de Rádio Emissão

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=2260

5 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. ANDRÉ LUIZ CORDOVIL POSSATO

    Parabéns Renan. Longe ou perto, não importa, o importante é o que somos capazes de fazer.
    73s de PY4WB

  2. Henrique E. B. Hulle

    Henrique Eduardo Brotto Hulle
    Foi muito satisfatório para mim ter participado dessa empreitada, e descobrir que o radioamadorismo e muito mais de um bate papo entre amigos. abraços a todos que participaram do futuro radioamador. HULLE.(RILE).

  3. Maria da Penha Morosini de Almeida

    Parabéns a todos engajados neste”ofício”tão importante para a sociedade!.
    A missão do radioamador é extremamente importante em várias operações em defesa do cidadão .

    A exemplo do desastre “natural” ocorrido em dezembro de 2013, quando alguns chefes de família deixaram suas casa suas famílias para se dedicar a essa missão do RADIOAMADORISMO em socorro de tantos flagelados em nosso estado ES, só temos que dizer: o nosso muito obrigado a todos em especial a você meu filho Renan, isso mostra que o voluntariado está no nosso sangue. Eu só tenho a agradecer a Deus e pedir a bênção a todos dessa EQUIPE.
    Fraterno abraço a todos.

  4. Rubens Pires Júnior

    Queria ter ido mas o dever cívico para trabalhar nas eleições, no dia de sábado e domingo, não deixou. Mas estou satisfeito de ver que o radioamadorismo capixaba parece que está caminhando de novo. Só quero saber quando teremos um teste para mudança de classe. Fico no aguardo. Parabéns a toda a equipe e organizadores.

    Att.
    Rubens Pires Júnior
    PU1FRW

  5. PU1HLB

    Parabéns à todos os amigos envolvidos nessa missão! Gostaria de agradecer também o NOTAer, Defesa Civil Estadual, Defessa Civil Municipal, Prefeitura Municipal de Santa Leopoldina e todos os membros do GECRE envolvidos nessa operação, sem o envolvimento mútuo o sucesso dessa missão não seria possível. Forte abraço!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: