III SIMPÓSIO DE AÇÃO CONJUNTA RADIOAMADORES E DEFESA CIVIL

Caros Amigos,

Estamos muito felizes pela realização do III Simpósio de Ação Conjunta Radioamadores e Defesa Civil, realizado neste final de Semana, na CEPDEC-ES, na cidade de Vitória – ES. Tivemos como tema “As ações de Prevenção, Preparação e Resposta e suas relações com a Politica Nacional de Proteção e Defesa Civil”.

Estiveram presentes 25 participantes, dentre eles representantes e integrantes da DEFESA CIVIL do Espirito Santo, LABRE – RJ, LABRE – MG, RENER – RJ, ARUR – MG, EQUIPIRANGA – MG, GECRE – ES e RENER-ES e radioamadores do ES.

Neste evento houve a apresentação das atividades desenvolvidas por cada uma das entidades citadas, durante os anos de 2014 e 2015 nas ações de prevenção, preparação e resposta em Defesa Civil e Comunicações de Emergência. Onde pudemos conhecer de perto o que cada instituição vem trabalhando em sua região.

Além disso, duas Mesas de Debate que consideramos estratégicas: “A Interiorização das Comunicações de Emergência no Espírito Santo e o Radioamadorismo Capixaba” com Major Pimenta CEPDEC-ES e o radioamador Renan de Almeida e a mesa “Aspectos Técnicos e Legais da Comunicação de Emergência de Radioamadores” com os radioamadores Alexandre Figueiredo e Werther Krohling. Após ambos os momentos seguiram-se produtivos e amigáveis debates.

Ainda recebemos uma calorosa mensagem, que disponibilizamos neste link, do Sr. Cesar Pio Santos, HR2P, Coordenador de Comunicações de Emergência (EMCOR) da IARU-R2, saudando e parabenizando todos pelo empenho em discutir e se colocarem dispostos ao aprendizado. E a apresentação em vídeo do nosso amigo Bira, da Secretaria Municipal de Defesa Civil de Teresópolis.

Por fim, construímos de forma dialógica e também objetiva a “Carta de Vitória“. Uma carta propositiva que será enviada às mais diversas entidades radioamadorísticas e de Defesa Civil, além das Agências da Anatel e Ministério da Integração Nacional. Ela conta com proposições e encaminhamentos para a melhoria das ações de Comunicação de Emergência por Radioamadores em nosso País. Esta carta foi aprovada por unanimidade e assinada pelos representantes das entidades presentes.

Agradecemos todos os companheiros que se dispuseram a discutir a interação Defesa Civil e Radioamadorismo. Temos a certeza que o evento foi muito produtivo e cada um dos presentes levará para suas entidades as experiências e conteúdos apresentados durante o Simpósio. Em tempo, agradecemos a recepção e hospitalidade  da CEPDEC-ES na pessoa do Sr. Cel. Bonno pela cessão do espaço e parceria em mais esta atividade.

Ficou decidido que o IV Simpósio de Ação Conjunta Radioamadores e Defesa Civil será realizado no Rio de Janeiro, coordenado pela LABRE – RJ e a RENER – RJ.

Parabéns a todos os envolvidos!

A Defesa Civil somos todos nós!

DSCN9488 DSCN9516DSCN9522 DSCN9517 DSCN9524 DSCN9538  DSCN9547 DSCN9551 DSCN9556 DSCN9567 DSCN9580 DSCN9588    DSCN9616  DSCN9624

DSCF1456 DSCF1446

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=2677

2 comentários

  1. Parabéns ao GECRE, ao Renan e a todos os colegas que fazem o bom radioamadorismo em prol da sociedade. Fraterno abraço a todos. Pela 9ª Região.

    • Luciana em 27 de abril de 2015 às 21:50
    • Responder

    Parabéns pela iniciativa!

Deixe uma resposta