«

»

dez 05 2016

Imprimir Post

5 de dezembro – Dia Internacional do Voluntário

A data – 5 de dezembro – foi instituída em 1985 pela Assembleia Geral da ONU para celebrar o poder de transformação dos voluntários. Este ano, a campanha do UNV (Voluntários das Nações Unidas) vem com o tema #Global Applause – Viva os voluntários!, reconhecendo e incentivando o trabalho de voluntários em todo o mundo.

Em mensagem para o dia, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que os voluntários “mostram solidariedade global em tempo de crise (…) e nos últimos anos deram abrigo e todo o tipo de suporte a milhões de refugiados forçados a deixar suas casas em função de conflitos armados e perseguição”.

Ao lembrar que os voluntários são fundamentais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Ban agradeceu aos mais de 6.700 voluntários da ONU, além de 12 mil voluntários online e a todas as comunidades em todo o mundo. “Enquanto eles estendem a mão para os outros, vamos juntar nossas mãos em aplauso pela cidadania global e pelo comprometimento em construir um futuro de paz, prosperidade e dignidade para todos”, afirmou. “Vocês são fundamentais para o futuro das pessoas e do planeta. O comprometimento e a paixão que levam são inspiração para todos nós”, finalizou.

Lembramos, ainda, dos voluntários em Comunicações de Emergência – os radioamadores – que em tempos de situações críticas e desastres se colocam à disposição de sua comunidade junto aos órgãos de Proteção e Defesa Civil. Estes heróis anônimos capacitados e treinados munidos de seus equipamentos podem fazer toda a diferença para agilidade de uma operação de comunicação.

Parabéns a todos os voluntários em Comunicação de Emergência da RENER-ES e RCE-CEPDEC/GECRE.

DSCF1446

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=3149

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: