Estratégia para o CSA 144: Onde está a Tropo?

O GECRE está ajustando as estratégias para o CSA 144. Pelo menos 3 antenas. Uma Plano Terra, duas cofasadas de 6 elementos do Horta que ficarão livres para serem rotacionadas e uma Long Rope de 24 elementos fixa numa única direção…

Estamos municiados. Agora precisamos escolher os alvos e torcer para a propagação permitir. A questão agora é a danada Propagação Troposférica. Onde ela acontecerá? Quais os horários mais comuns? Ela oferecerá dutos para um maior alcance?

Bom, quando ela acontece traz consigo alguns sinais: queda na umidade relativa do ar, algum aumento da temperatura, e aumento de pressão atmosférica.

Ah, raramente acima de 3000 metros de altitude e, geralmente, abaixo de 1500. Tipicamente acontece nas costas escarpadas e também em massas de água, como as bacias fluviais.

Também acontece em fenômenos de inversão térmica e zonas de anticiclone!

Eita! É papo estranho mas de fundamental importância para localizar a bendita. Estaremos ligados às Cartas Sinóticas que o INPE disponibiliza diariamente em: http://tempo1.cptec.inpe.br/cgi-bin/Carta-Sinotica/tempo_animacao_org.cgi?tipo=superficie

Boa Sorte a todos!
Apontem para nós!
Estaremos Preparados!
ZV1WES Team – GG99CM – 2200m
Mirante do Lajão – Parque Nacional do Caparaó

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=73

Deixe uma resposta