Categoria: Propagação

Propagação Boa e o Sistema AIS

O Hepburn falou… e de fato a coisa aconteceu. Esta é a imagem das embarcações captadas pela Estação AIS PU1BRA (808) que está aqui em casa plugada na GP9.     Agora imaginem um equipamento de escuta destes sinais AIS acoplados a um balão meteorológico? A 25.000 m de altitude teríamos 564.000 m de raio …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1667

América do Sul X África em 2 metros??‏

Senhores, Verifiquem os mapas do Sr. William Hepburn e vejam que esta semana teríamos uma boa possibilidade de quebrar a barreira entre estes dois continentes em 2 metros. Temos estações lá e cá que poderiam aproveitar esta chance única? Créditos: Sr. William R. Hepburn em http://www.dxinfocentre.com/tropo_sat.html

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1661

Dia da Independência

Olá Pessoal, Hoje eu fiquei muito feliz com o lançamento da radiossonda em SBVT. Feliz porque eu conseguí fazer a melhor “escuta” e depuração dos dados e também tive um contato visual com o balão. Vamos às considerações: Esta é a previsão do trajeto do balão: Este foi o caminho percorrido: E esta é a …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1357

Conteúdo Eletrônico Total e Propagação em HF

Prezados Senhores, para um melhor entendimento sobre a importância do Conteúdo Eletrônico Total – CET e a Propagação em HF devemos recorrer aos estudos sobre as camadas ionosféricas D, E, Esporádica E, F1 e F2. Quanto maior o número de íons livres na ionosfera maior será a frequência utilizável para os contatos em HF. A …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1032

Estação AIS capixaba em matéria no “Atividade DX”

Para quem acha que não existe “radioamadorismo capixaba” eis aí o reconhecimento dos esforços do GECRE para o estudo de propagações em VHF. Como já sabemos, está no ar desde o ano passado uma estação AIS mantida pelo GECRE em parceria com o marinetraffic.com. A parceria deu tanto sucesso, que já recebemos um segundo equipamento …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1020

Carregar mais