Será que vai dar Praia? Imagens do satélite SOHO

Disponibilizamos em nosso Blog imagens do satélite SOHO. Agora poderemos verificar de forma mais ágil a presença de manchas solares (sunspots), que podem beneficiar nossas tentativas de contato.

SOHO: Observatório Solar e Heliosférico, é um projeto internacional de colaboração entre a ESA e a NASA para estudar o Sol a partir do seu núcleo profundo da corona externa e do vento solar.

O SOHO foi lançado no dia 2 de dezembro de 1995. A nave espacial SOHO foi construído na Europa por uma equipa liderada pela indústria contratante principal Matra Marconi Space (EADS agora Astrium), sob gestão global pela ESA.
Os doze instrumentos a bordo SOHO foram fornecidos por cientistas europeus e americanos. Nove dos instrumentos de consórcio internacional são conduzidas pelos principais investigadores europeus e três por principais investigadores nos EUA.
Grandes equipes de engenharia e mais de 200 co-pesquisadores de diversas instituições apoiaram os principais investigadores no desenvolvimento dos instrumentos e na preparação das suas operações e análise de dados.
A NASA foi responsável pelo lançamento e é agora responsável pela missão de operações.
Grandes antenas parabólicas ao redor do mundo que formam a Rede Espaço Profundo da NASA são utilizados para dados de downlink e comandos. O Controle da missão é baseada em Goddard Space Flight Center em Maryland.
Maiores informações em http://soho.esac.esa.int/

SOHO: ESA-NASA

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=91

Deixe uma resposta