Categoria: Atividade Solar

Conteúdo Eletrônico Total e Propagação em HF

Prezados Senhores, para um melhor entendimento sobre a importância do Conteúdo Eletrônico Total – CET e a Propagação em HF devemos recorrer aos estudos sobre as camadas ionosféricas D, E, Esporádica E, F1 e F2. Quanto maior o número de íons livres na ionosfera maior será a frequência utilizável para os contatos em HF. A …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1032

Estação AIS capixaba em matéria no “Atividade DX”

Para quem acha que não existe “radioamadorismo capixaba” eis aí o reconhecimento dos esforços do GECRE para o estudo de propagações em VHF. Como já sabemos, está no ar desde o ano passado uma estação AIS mantida pelo GECRE em parceria com o marinetraffic.com. A parceria deu tanto sucesso, que já recebemos um segundo equipamento …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1020

Visita de PY2BJO no QTH de PU1BRA

Esse fim de semana (17/07/2011) recebi um belo presente de aniversário adiantado!! Pela manhã tive a grata surpresa de saber que Júnior Torres de Castro estava a menos de três quadras aqui de casa. Ele havia me ligado no sábado de tarde querendo conhecer o AIS, mas eu estava na festa junina de meu filhote …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=859

Será que vai dar Praia? Imagens do satélite SOHO

Disponibilizamos em nosso Blog imagens do satélite SOHO. Agora poderemos verificar de forma mais ágil a presença de manchas solares (sunspots), que podem beneficiar nossas tentativas de contato. SOHO: Observatório Solar e Heliosférico, é um projeto internacional de colaboração entre a ESA e a NASA para estudar o Sol a partir do seu núcleo profundo …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=91

Monitoramento de Clima Espacial

Não é novidade nenhuma que o Brasil está melhorando suas tecnologias de monitoramento de clima. Podemos acompanhar a evolução dos dados oferecidos pelo CPTEC e pelo INPE. Hoje, gostaríamos de apresentar à comunidade radioamadorística o Indicador de Atividade Solar: É uma figura que aponta ao longo dos anos a atividade solar, mostrando claramente seus ciclos. …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=72