DIA DO RADIOAMADOR

Neste dia 05 de novembro é comemorado no Brasil o DIA DO RADIOAMADOR

Os radioamadores foram, e são ainda hoje, os pioneiros nas telecomunicações. Eles experimentam e testam tecnologias de comunicações, com o propósito de aumentar a qualidade ou a eficiência dos sistemas de comunicação, de maneira voluntária e abnegada. Assim tecnologias bastante comuns nos dias de hoje, nasceram das experiências radioamadorísticas, como a telefonia celular e a internet.

Mas radioamadorismo não é só pesquisa científica. É muito mais do que isso. Ser um radioamador é participar de uma fraternidade mundial única, pois as ondas de rádio não conhecem as fronteiras estabelecidas pelos homens. Assim, em cada contato, em cada troca de cartão “QSL”, um novo amigo é adquirido, sem que saibamos sua aparência e & agrave;s vezes nem mesmo sua voz (por exemplo quando falamos em CW, ou Modos Digitais).

Ser radioamador é buscar desafios e competições, em cada concurso ou conteste, procurando superar suas próprias marcas, seja tentar um contato com um Estado ou País que ainda não falamos ou trabalhar distâncias cada vez maiores com menos potência.

Mas ser radioamador também é estar alerta para auxiliar em catátrofes, calamidades e emergências, contribuindo para salvar vidas ou minimizar os efeitos adversos. Para um radioamador, mais que uma possibilidade, isto é um DEVER. Assim, o radioamadorismo brasileiro, representado pela LABRE (Liga dos Amadores Brasileiros de Rádio Emissão) e de milhare s de voluntários se fazem representar junto ao Sistema Nacional de Defesa Civil, atravéz da RENER (Rede Nacional de Emergência de Radioamadores).

Por tudo isso, desde o princípio, nosso fundador Baden-Powell sempre foi um grande incentivador do radioamadorismo dentro do Movimento Escoteiro – o RADIOESCOTISMO. Assim, o RADIOESCOTISMO tem sido uma grande ferramenta da formação e na educação de nossos jovens, proporcionando atividades e experiências únicas e atrativas.


Parabéns a vocês pelo seu grandioso dia!!!

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=946

Deixe uma resposta