Cobertura das Repetidoras PP1GC e PP1AL na BR-101 entre Guarapari e Campos dos Goytacazes

A BR101 apresenta grande tráfego de carros e caminhões que circulam o Brasil de norte a sul pelo litoral. Ela apresenta algumas centenas de quilômetros que cortam o Estado do Espírito Santo.

Logo, a cobertura de sinais de RF para comunicação em caso de emergência e/ou para bate papo é de extrema importância para nós radioamadores.

Apesar da excelente cobertura das repetidoras 145.450 (Jaciguá) e 146.930 (Iconha) em toda a Grande Vitória, sabemos que estas infelizmente não oferecem uma cobertura em 100% dos locais da BR101 sul.

Em viagens semanais para Campos dos Goytacazes (RJ) pudemos mapear alguns pontos de sombra onde as repetidoras não oferecem cobertura. Nas duas primeira imagens, todos os pontos cegos desde Campos até Guarapari.

Estes pontos cegos já eram de se esperar, uma vez que as repetidoras encontram-se ao lado esquerdo da BR (sentido sul-norte) sobre o maciço rochoso que estende-se desde o centro até o sul do Estado, gerando barreiras para a RF. Na terceira e quarta imagens verificamos estes pontos próximos à Rio Novo do Sul, Entrada para Cachoeiro e Pedra do Frade e da Freira.

Quem sabe, futuramente, uma repetidora instalada no litoral do Estado na porção sul (Itapemirim, Presidente Kenedy, Marataízes ou adjacências) linkada com as referidas repetidoras não poderiam nos oferecer 100% de cobertura na BR101 sul?

Nesta imagem verificamos pontos cegos no sul do Estado do Espírito Santo no município de Safra e norte fluminense entre Bom Jesus do Itabapoana, exatamente na divisa entre os dois estados.

Nas últimas duas imagens verificamos estes pontos no estado do Rio de Janeiro entre Bom Jesus do Itabapoana, passando por Cardozo Moreira até Campos dos Goytacazes.

Estamos preparando um relato detalhado a partir do software Radio Mobile. E parabéns aos mantenedores!
 

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=43

Deixe uma resposta