Radioamadores chamados para ajudar a rastrear e decodificar o Satélite F-1 CubeSat

O Satélite radioamador F-1 CubeSat foi construído pela FSpace – equipe de jovens engenheiros e estudantes da Universidade FPT – e está prevista sua implantação a partir da ISS no segundo braço J-SSOD nesta quinta-feira, 27 de setembro entre 16:30-16:40 UTC.

Thu Trong Vu – XV9AA fornece uma atualização sobre o CubeSat e solicita radioamadores de todo o mundo para ajudar no rastreamento e telemetria de decodificação do F-1, indicativo XV1VN .

30 minutos após a implantação da estação, o F-1 CubeSat começará a transmitir beacon alternativamente em seus canais principais e de backup.

Os dados de telemetria e beacon do F-1 contêm informações importantes sobre a saúde do satélite (tensões de células de bateria e solar, leituras de temperatura) e eles são muito importantes para nós, especialmente na primeira semana de funcionamento.

Assim, gostaríamos de chamar a comunidade radioamadorística para ajudar no rastreamento e receber dados do F-1 CubeSat.

Aqui está um rápido resumo de freqüências F-1:

– 145,980 MHz: canal principal, 1.0W de saída de RF, FM, AFSK 1200bps, um pacote de telemetria a cada 30 segundos, opera no escuro por padrão (mas pode ser comandado para operar mais tarde na luz solar também);

– 437,485 MHz: canal de backup, 0.2W de saída RF, FM, beacon PWM CW, cada transmissão do beacon dura cerca de 20 segundos e demora 60 segundos, só funciona com luz solar.

Mais informações e guia para baixar decodificador de telemetria do F-1 pode ser encontrada em http://fspace.edu.vn/?page_id=27 . Dados decodificados podem ser enviadas para nós através do decodificador de telemetria ou enviando diretamente para mim ( thuvt@fpt.edu.vn ), registros de áudio serão muito apreciados.

Por favor, sinta-se livre para enviar-me uma mensagem se houver qualquer dúvida. Nós realmente apreciamos o seu apoio!

73, Thu XV9AA

F-1 Gerente de Projeto CubeSat

O F-1 traz uma câmera de baixa resolução C328 para uma missão de observação da Terra. A câmera é capaz de uma resolução máxima de 640 por 480 pixels com 8 bits de cores. Imagens serão baixadas quando comandado pela estação terrestre FSpace.

Há um magnetômetro de 3 eixos (desenvolvido pela Angstrom Space Technology Center, Universidade de Uppsala, Suécia) e vários sensores de temperatura.

Indicativo do satélite é XV1VN e o subsistema de comunicações é construído em torno de dois Yaesu VX-3R – transceptores portáteis de rádioamador. Um irá operar em UHF o outro em VHF.

As implementações dos CubeSats será transmitido ao vivo na web. A implantação do primeiro pod J-SSOD contendo o WE-WISH e o Raiko CubeSats está prevista para ocorrer na quinta-feira 27 de setembro entre de 15:10-15:20 UTC.

Assista a implantação ao vivo em http://www.ustream.tv/nasahdtv

Também em http://tinyurl.com/Hoshide-CubeSat-Deployment

Língua japonesa URL http://iss.jaxa.jp/iss/jaxa_exp/hoshide/library/live /

Traduzido de: http://www.southgatearc.org/news/september2012/radio_amateurs_asked_to_track_f1_cubesat.htm?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+AmateurRadioNews+%28Southgate+Amateur+Radio+News%29

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1451

Deixe uma resposta