Projeto Ícaro II

Olá Pessoal,

Estamos nos preparativos finais para a realização do Projeto Ícaro II que será lançado a partir do IPMet-UNESP de Bauru no dia 20/10/2012 às 14:00 hs. O Projeto Ícaro II fará parte dos eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, e Inovação.

Os experimentos do Projeto Ícaro II será semelhante ao Icaro I, mas com algumas adições:

– O repetidor QRP de FM será aberto a comunidade radioamadorística. A frequência de entrada do repetidor será de 437,600 MHz e a saída será de 144,330 MHz. O receptor do repetidor usará subtom e o mesmo será divulgado no blog do projeto dias antes do lançamento.

– Haverá um beacon em AX.25 1200 bps transmitindo dados de localização e telemetria. O beacon foi inteiramente projetado pelo Horta, PY2NI, e compartilha-rá o transmissor do repetidor de FM. O intervalo entre as transmissões do beacon será de 1 minuto. Durante a emissão do beacon, o áudio do receptor do repetidor será silenciado.

– Estamos preparando um software para a demodulação e decodificação dos sinais do beacon de AX.25. O software usa a placa de som do computador e mostrará os frames recebidos e os dados de telemetria do experimento. Os dados recebidos serão enviados automaticamente para um servidor na Internet que apresentará em um mapa a localização da estação receptora e a localização do experimento. Detalhes sobre a instalação e uso do software serão divulgados no blog do projeto.

– Teremos também um beacon QRP de 500 mW em CW em 28,218 MHz embarcado no balão.

Como no Projeto Ícaro I, faremos uma rêde de apoio e divulgação em 40m na frequência de 7,140 MHz.

Montaremos uma estação de campo no Centro de Cultura Max Feffer em Pardinho-SP onde realizaremos uma palestra no dia 20/10/2012 às 13:00 para alunos das escolas locais e posteriormente faremos uma demonstração de radioamadorismo com a nossa participação da rêde de apoio em 40m. Ficaremos imensamente gratos em receber sua visita em nossa estação de campo!

O evento poderá ser seguindo também via Internet no site monitor de sondas e aprs.fi.

Para maiores detalhes:

http://projetoicaro.wordpress.com
http://migre.me/b3jvc

Dúvidas poderão ser exclarecidas na lista do Projeto Ícaro

http://br.groups.yahoo.com/group/projetoicaro/

Convidamos a todos a participarem do experimento!

73,

Edson, PY2SDR
Horta, PY2NI
Demilson, PY2UEP

 

REFERÊNCIA: Lista de Discussão do Projeto Ícaro

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1488

Deixe uma resposta