Categoria: APRS

SDR RTL2832u + R820t + Upconverter NooElec

Pessoal, taí uma ótima solução para quem quer se aprofundar em Software Defined Radio baseado no RTL. O pessoal da NooElec colocou à venda em seu site receptores de tv digital com o RTL2832u + R820t (aquele que vai de 24 MHz-1.7GHz sem gaps). Disponibiliza também uma placa chamada de Upconverter 100 MHz. Ele “ouve” …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1607

Projeto Ícaro II

Olá Pessoal, Estamos nos preparativos finais para a realização do Projeto Ícaro II que será lançado a partir do IPMet-UNESP de Bauru no dia 20/10/2012 às 14:00 hs. O Projeto Ícaro II fará parte dos eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, e Inovação. Os experimentos do Projeto …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1488

Previsão Vs. Trajetória

Com o CUSF Prediction e o APRS.FI podemos gerar arquivos KML para observar no Google Earth a semelhança (e as diferenças também) entre a previsão (em amarelo) e a real trajetória (em rosa e verde) das Radiossondas. Ferramenta muito boa para calcularmos os desvios, antevendo onde será a aterrissagem.

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1404

Tinha tudo para ser um dia comum

16/09. Domingão, chuva fina, aniversário do papai aqui… Como conciliar radioamadorismo e família num dia desses? Dica: Faça a previsão da Radiossonda para o lançamento da manhã;   Convide a família para almoçar fora. De preferência uma moqueca em Santa Cruz; Dê um pulinho na casa de um radioamador amigo. Castro – PP1AM. Dê a …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1390

PU1ARE-11 neste dia da Independência

Olá Senhores,   finalmente consegui fazer uma boa previsão e uma ótima escuta da radiossonda daqui de SBVT. Pegadinha ou não, anteontem à noite e ontem pela manhã usaram a frequência de 402.740 MHz, diferente da 402.700 MHz que estava sendo utilizada ao longo da semana. Estou usando um equipamento inadequado para uma escuta excelente: …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1369

Carregar mais