Categoria: ANATEL

IARU ATUALIZARÁ PLANO DE BANDAS PARA O CONTINENTE AMERICANO. BRASIL ENVIARÁ PROPOSTAS

A União Internacional de Radioamadores – Região 2 (IARU-R2) atualizará seu plano de bandas de LF/MF/HF e, pela primeira vez, adotará um plano de bandas para VHF/UHF/SHF/EHF. Ambos servirão de referência para todo o continente americano. A IARU-R2 já convocou suas entidades associadas para enviarem propostas até março de 2013. As sugestões serão discutidas na …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1591

Adicionado o menu Radioamadorismo no site

Senhores, no intuito de auxiliar novos adeptos em busca de conhecimento em como se tornar um radioamador, oferecer acesso à leis, portarias e resoluções que regulamentam o nosso serviço, textos sobre técnica e ética operacional baseados em artigos da IARU e, também, exercícios para obtenção de COER e ascensão de classe criamos o menu Radioamadorismo …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1565

E a Resolução 303/2002? Aquela da Exposição aos Campos Eletromagnéticos?

Senhores, Estava eu aqui pensando sobre a questão da exposição humana aos Campos Eletromagnéticos e os riscos à saúde que pode apresentar esta prática. Lembrei que o Grupo SATFM, do Brasil, teve uma sacada interessante que vale, aqui, divulgar. Trata-se de um calculador de distância mínima de exposição a sistemas irradiantes com base na Resolução …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1541

Quantos radioamadores somos?

Meus Prezados, o companheiro PP1AM – Castro fez uma compilação do site da ANATEL e verificou a quantidade de estações por estado. Passamos a marca de 30.000 estações licenciadas. Vale destacar que temos, além de estações de radioamadores, temos também repetidores, clubes, e também outros portadores de licença de estação. Temos que considerar também que …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1380

O espectro está encurtando… Receita Federal terá espaço na faixa de 148 MHz

Fonte: http://www.teletime.com.br Nesta terça-feira, 28, a agência reguladora publicou no Diário Oficial da União (DOU) a Resolução n° 568, que traz alterações no Regulamento sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofrequências nesta faixa. Além de ceder espaço à Receita Federal, a Resolução da Anatel prevê a flexibilização do uso das subfaixas de 157,45 MHz …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=856

Carregar mais