Categoria: DX

Propagação Boa e o Sistema AIS

O Hepburn falou… e de fato a coisa aconteceu. Esta é a imagem das embarcações captadas pela Estação AIS PU1BRA (808) que está aqui em casa plugada na GP9.     Agora imaginem um equipamento de escuta destes sinais AIS acoplados a um balão meteorológico? A 25.000 m de altitude teríamos 564.000 m de raio …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1667

América do Sul X África em 2 metros??‏

Senhores, Verifiquem os mapas do Sr. William Hepburn e vejam que esta semana teríamos uma boa possibilidade de quebrar a barreira entre estes dois continentes em 2 metros. Temos estações lá e cá que poderiam aproveitar esta chance única? Créditos: Sr. William R. Hepburn em http://www.dxinfocentre.com/tropo_sat.html

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1661

Resultado do CQRJVHF – GECRE em 3º lugar na Categoria Multi Operador das Demais UF’s

Prezados, Seguem detalhes do CQRJVHF com a participação do GECRE. E conseguimos, apesar dos erros de transcrição nossos e das demais estações, alcançar o terceiro lugar na categoria Multi OP – Demais UF. Um grande feito tendo por base as condições da operação e a pouca experiência em concursos dos integrantes da estação PU1ARE. Categoria …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1276

Fin de Semana de los Faros Sudamericanos

No último final de semana de fevereiro (após o carnaval) teremos a quinta edição do “Final de Semana dos Faróis Sul-americanos”. A participação brasileira tem sido crescente. Nesse ano de 2012 o GECRE participará do evento com o indicativo especial ZV1BC em homenagem ao Barão de cotegipe, maior responsável pela instalação do farol de Santa …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1045

Conteúdo Eletrônico Total e Propagação em HF

Prezados Senhores, para um melhor entendimento sobre a importância do Conteúdo Eletrônico Total – CET e a Propagação em HF devemos recorrer aos estudos sobre as camadas ionosféricas D, E, Esporádica E, F1 e F2. Quanto maior o número de íons livres na ionosfera maior será a frequência utilizável para os contatos em HF. A …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1032

Carregar mais