Categoria: AIS

Estação AIS 1454 instalada em novo local

  Hoje foi instalada a nova estação AIS 1454 em seu local definitivo: Bairro Brisamar, em Vila Velha. Local alto e amplo, como podem perceber pela panorâmica. Pode até parecer gambiarra, mas não é. kkkkk É a solução hermética para o receptor AIS! As informações sobre a estação AIS 1454  podem ser acessadas em http://www.marinetraffic.com

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1675

Propagação Boa e o Sistema AIS

O Hepburn falou… e de fato a coisa aconteceu. Esta é a imagem das embarcações captadas pela Estação AIS PU1BRA (808) que está aqui em casa plugada na GP9.     Agora imaginem um equipamento de escuta destes sinais AIS acoplados a um balão meteorológico? A 25.000 m de altitude teríamos 564.000 m de raio …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1667

SDR RTL2832u + R820t + Upconverter NooElec

Pessoal, taí uma ótima solução para quem quer se aprofundar em Software Defined Radio baseado no RTL. O pessoal da NooElec colocou à venda em seu site receptores de tv digital com o RTL2832u + R820t (aquele que vai de 24 MHz-1.7GHz sem gaps). Disponibiliza também uma placa chamada de Upconverter 100 MHz. Ele “ouve” …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1607

Estação AIS capixaba em matéria no “Atividade DX”

Para quem acha que não existe “radioamadorismo capixaba” eis aí o reconhecimento dos esforços do GECRE para o estudo de propagações em VHF. Como já sabemos, está no ar desde o ano passado uma estação AIS mantida pelo GECRE em parceria com o marinetraffic.com. A parceria deu tanto sucesso, que já recebemos um segundo equipamento …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1020