Categoria: HF

SDR RTL2832u + R820t + Upconverter NooElec

Pessoal, taí uma ótima solução para quem quer se aprofundar em Software Defined Radio baseado no RTL. O pessoal da NooElec colocou à venda em seu site receptores de tv digital com o RTL2832u + R820t (aquele que vai de 24 MHz-1.7GHz sem gaps). Disponibiliza também uma placa chamada de Upconverter 100 MHz. Ele “ouve” …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1607

Fin de Semana de los Faros Sudamericanos

No último final de semana de fevereiro (após o carnaval) teremos a quinta edição do “Final de Semana dos Faróis Sul-americanos”. A participação brasileira tem sido crescente. Nesse ano de 2012 o GECRE participará do evento com o indicativo especial ZV1BC em homenagem ao Barão de cotegipe, maior responsável pela instalação do farol de Santa …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1045

Conteúdo Eletrônico Total e Propagação em HF

Prezados Senhores, para um melhor entendimento sobre a importância do Conteúdo Eletrônico Total – CET e a Propagação em HF devemos recorrer aos estudos sobre as camadas ionosféricas D, E, Esporádica E, F1 e F2. Quanto maior o número de íons livres na ionosfera maior será a frequência utilizável para os contatos em HF. A …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1032

Igate pu1bra-5 no ar – Envio e recebimento de e-mails via HF em servidor brasileiro

Desde sábado agora, está no ar um igate (pu1bra-5) para o sistema winlink (envio e recebimento de e-mails via HF). Qualquer radioamador com experiência em modos digitais pode acessar a rede e enviar/receber mensagens, basta ter o software instalado (gratuito). A rede chama-se winlink, o programa rms express e a modalidade é o winmor. Este …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=658

Nova antena HF da estação PU1BRA

Hoje de tarde eu e Renan acabamos de colocar no ar minha antena direcional de 2 elementos para 15 e 10 metros. Ela foi calculada para a frequência de 24.980 (para acoplar acima e abaixo da banda de 12 metros). É uma log periodic (HB9CV) de dois elementos e ganho calculado de 5db, adaptada de …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=302

Carregar mais