Categoria: Escuta

SDR RTL2832u + R820t + Upconverter NooElec

Pessoal, taí uma ótima solução para quem quer se aprofundar em Software Defined Radio baseado no RTL. O pessoal da NooElec colocou à venda em seu site receptores de tv digital com o RTL2832u + R820t (aquele que vai de 24 MHz-1.7GHz sem gaps). Disponibiliza também uma placa chamada de Upconverter 100 MHz. Ele “ouve” …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1607

Diversão para Sábado: Ícaro II

Pessoal, neste sábado, dia 20 de outubro, a turma do Projeto Ícaro lançará o Ícaro II. Um balão com equipamentos de radioamador. Em sua segunda versão o balão contará com um repetidor cross band UHF/VHF, um Beacon em protocolo AX.25 e um Beacon em 28.128 MHz. Visitem o site para maiores detalhes! O Voo está …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1567

RDF – Um pouco sobre caça à raposa

O Radio amadorismo não é apenas um “hobby”, mas sim, uma coleção de vários “Hobbes”. Nos radioamadores nos experimentamos, comunicamos, construímos, testamos e prestamos, quando necessário, serviço público. Fazemos DX em HF,VHF, UHF, em vários modos como SSTV, ATV, AM, SSB, FM, CW, EME… Mas também praticamos o FOX HUNT, seja como diversão ou como …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1494

Implementação dos Satélites CubeSats adiado

O lançamento dos pequenos satélites, que havia sido planejado para 28 de setembro, sob a influência do adiamento do carregamento da Unidade 3 do ATV, teve de ser adiada. Atualmente, o prazo de aplicação do adiamento está sendo ajustado.

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1460

Previsão Vs. Trajetória

Com o CUSF Prediction e o APRS.FI podemos gerar arquivos KML para observar no Google Earth a semelhança (e as diferenças também) entre a previsão (em amarelo) e a real trajetória (em rosa e verde) das Radiossondas. Ferramenta muito boa para calcularmos os desvios, antevendo onde será a aterrissagem.

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1404

Carregar mais